quarta-feira, 9 de abril de 2014

ENTREVISTA COM MUH! CULTURAL


Vamos dando sequência às entrevistas com os parceiros culturais CasaCaos; não teve escapatória e a de hoje é com a linda da Natália Escobar que é nossa interface com o MUH! Cultural. Abaixo segue a prosa trocada com a diva hoje pela manhã!

Que orgulho entrevistar agora a divanesse CasaCaos! Temos carinho especial por você diva e, agradecemos sempre por seu robusto apoio, ideias e compaixões! A parceria com o MUH! é bem interessante, a animação não tem fim! Quando tu chega aqui na CasaCaos todos choram de alegria. Mas aqui entre nós, conta pra gente como surgiu o MUH!?

Querida CasaCaos, antes de qualquer coisa: obrigada pelo espaço e pelo carinho de sempre. Me pegaram de surpresa, vocês me deixam ruborizada! Pois bem, o Jornal Cultural MUH! é um projeto idealizado pelo escritor Zé Alfredo que, juntamente com duas outras moças simpáticas, começou a publicar o jornal em outubro de 2012. Com uma proposta editorial corajosa, o MUH! quer democratizar a Cultura de Uberaba que não ganha a grande mídia e tem valor enorme. O jornal funciona em sistema colaborativo, onde qualquer um pode publicar, desde que o tema seja pertinente à Cultura. Em junho de 2013 o jornal sofreu com a saída da então editora, Mariana, uma mineira sorridente que fala baixinho, e ficou sem ser publicado até fevereiro de 2014. Foi quando eu entrei para equipe e, aos trancos e barrancos, estamos publicando todo mês o MUH!, com direito a sarau de lançamento e muita coisa boa.

Essas atitudes culturais são referências para nós, muito bom saber a origem de tal projeto! Como o MUH! vem atuando no cenário Cultural de Uberaba? 

Hoje nós somos uma sementinha do que ainda queremos ser. São poucas as pessoas que têm verdadeiro amor pela Cultura e, por isso, nossa equipe quase não existe, de tão pequena. Mas, com muita falta de vergonha na cara e disposição para fazer, lançamos todo mês uma edição nova no MUH!. Já são 11 edições, feitas com muito carinho. Em cada capa trazemos, na fotografia do talentoso Guilherme de Sene, uma personalidade da Cultura de Uberaba, sempre revezando entre as artes. Assim, com um trabalho de formiguinha, vamos agregando pessoas interessadas e levando um pouquinho mais de Cultura para cada um que se prestar a ler um jornal feito quase artesanalmente, em preto e branco, prezando pela qualidade do conteúdo. Procuramos sempre estar presentes nos eventos Culturais de Uberaba e construir coletivamente com ações, intervenções, murais literários, enfim. Também, por ocasião de cada nova edição, promovemos o Sarau MUH!, sempre na manhã do segundo sábado do mês, na Livraria Alternativa Cultural. É um espaço para ler, recitar, ouvir, conversar, escutar música boa e tomar café. 


Ain, a labuta é necessária amada, entendemos perfeitamente o posicionamento, sendo assim, o que o MUH! pode dizer ao embrião CasaCaos?

CORAGEM! Coragem, meus queridos. Enveredar pelo labirinto da Cultura e do Entretenimento em Uberaba não é fácil. Por vezes nos deparamos com cabeças não apenas fechadas, mas lacradas para o novo. Mas com muita coragem para fazer e acontecer, somado ao tesão que é trabalhar com o que se ama, só pode dar certo. E, com a energia cósmica que emana de vocês e agrega gente tão linda, tão diferente, tão plural, CasaCaos já é uma vitória. O Jornal Cultural MUH! deseja boníssima sorte e se coloca à disposição para parcerias eternas. 

Pode falar um pouquinho do editorial desse mês? Como que tão os preparativos? Vai ser no dia da Escape From Zebu né? 

Sim! Sábado agora, dia 12, antes da Escape From Zebu, tem Sarau MUH!, às 10h30, na Livraria Alternativa Cultural. Vai ter o Jambo Elétrico, ChoroCultura e muita gente interessante. Toda CasaCaos e agregados mais do que convidadíssimos! Essa edição do MUH!, a 11ª, acontece em um cenário conturbado nos bastidores da Cultura. Enquanto os grandes jornais divulgam grandes ações Culturais do poder público, artistas olham ao redor e não enxergam apoio para nenhum projeto que queira ir um pouquinho além. Na contramão, o poder público não tem habilidade nenhuma para lidar com os agentes Culturais, inviabilizando um diálogo. As duas partes gastam tempo em alfinetadas, e quem perde é a plateia. O MUH! vem para levantar justamente isso, e questionar até que ponto estamos brigando por interesses comuns ou individuais, e tentar aflorar a consciência de coletividade para Cultura uberabense. 

Fala um pouco sobre o que o MUH! está preparando pra gente na Escape!? Ansiosíssimos pelas intervenções divanesse!

O Jornal Cultural MUH!, com ajuda inestimável da CasaCaos, vai fazer uma instalação dentro da Escape From Zebu! O que podemos adiantar é que será um painel móvel de recortes, com temas muito pertinentes ao nosso contexto, onde os convidados poderão deixar recados, desenhar, poetizar ou o que a inspiração pedir. 

E as perspectivas para um futuro próximo? CasaCaos agradece a conexão com o MUH!, essa parceria em fase embrionária promete trazer à tona um feto despojado!

As perspectivas são de abraçar cada vez mais as manifestações culturais da nossa terrinha, ser veículo de comunicação para quem não tem voz e fazer valer nossa Cultura. E que venham muitas mais parcerias fantásticas como essa com a CasaCaos! O MUH! agradece o espaço e eu, Natália, agradeço o amor e energia boa que a CasaCaos sempre me dá. E que venha Escape From Zebu!

____________________

Diva CasaCaos sempre com excelente posicionamento e encaminhando como ninguém suas leves e singelas palavras! Quem quiser conferir o trabalho do MUH! dá um clique na página no facebook e assim ficar antenado pelo cenário cultural uberabense, que não é escasso, por sinal, simplesmente mal repercutido. 


@eagoranatalia
@elapsed_
@jubnx
@muhcultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário